Adquira SAÚDE...Pratique Desporto

Desportos Comuns:

Voleibol

História:

A modalidade de voleibol nasceu nos EUA, em Massachusetts, em 1895, através de William Morgan , quando pretendia criar um desporto que não fosse tão competitivo como o basquetebol, nem necessitasse de tanto material e espaço como o ténis, mas que exigisse simultaneamente, algum esforço físico e muitas motivações. Em 1949 organizou-se o primeiro campeonato do mundo de voleibol e em 1964 o voleibol foi introduzido nos jogos olímpicos. A partir dai a modalidade começou a crescer e a ganhar cada vez mais fama desenvolvendo outras sub-modalidades como o footvoley e o beachvoley.

-O objectivo do jogo é enviar a bola por cima da rede, respeitando as regras do jogo, fazendo cair a bola no campo do adversário e evitar que a bola caia no nosso campo. O jogo é feito num campo rectangular, dividido ao meio por uma rede, delimitado por duas linhas laterais e duas de fundo(9x18m).Um jogo de Voleibol é jogado à  melhor de cinco sets, isto é, a equipa vencedora é aquela que marca mais sets (3 sets). Cada set é ganho quando uma equipa atinge os vinte e cinco pontos, à excepção do quinto set, onde a partida termina quando uma equipa atinge os 15 pontos, embora a diferença de pontuação tenha que ser igual ou superior a dois. Um ponto é valido independentemente da equipa que serve. No voleibol após cada serviço ganho a equipa efectua uma rotação no sentido dos ponteiros do relógio. São autorizadas, no máximo 6 substituições por equipa e por set, mas as substituições efectuadas com o libero são ilimitadas. Durante ema jogada so se pode dar no máximo 3 toques com qualquer parte do corpo não podendo ser agarrada ou lançada.

 

 Rugby

O rugby é um desporto colectivo jogado por duas equipas de quinze jogadores, mais sete suplentes (em cada equipa podem ser substituídos ate quatro jogadores, de uma forma definitiva).

O objectivo do jogo é marcar o maior numero de pontos possível, transportando, passando e fazendo ensaio ( na área de validação do adversário) ou chutando-a por entres postes da baliza e por cima da barra transversal, procurando também evitar que o adversário consiga obter pontos.

O jogo tem uma duração variável (sendo o limite máximo de 80 minutos)e é disputado em dois-meios-tempos com um intervalo de 10 min.

-Forma de jogar:

O jogo inicia com um pontapé de saída.

Após o pontapé de sida , qualquer jogador em jogo pode:

-agarrar ou apanhar a bola e correr transpondo-a; atirar ou pontapear a bola;

-passar a bola a outro jogador;

-placar um adversário portador da bola;

-cair sobre a bola;

-tomar parte numa formação ordenada ou num alinhamento;

-marcar pontos

- a bola tem que ser obrigatoriamente ser passada para o lado ou para trás, e só pode ser lançada para a frente com o pé(com um pontapé de ressalto ou colocado).

Pontuação:

Ensaio -5 pontos

Golo proveniente de um pontapé de transformação de ensaio-2 pontos

Golo proveniente de pontapé de penalidade - 3 ponto

Golo proveniente de um pontapé de ressalto-3 ponto

Árbitros:

-um árbitro, que tem como funções assegurar o cumprimento das leis do jogo

- Dois árbitros auxiliares/juízes de linha, que auxiliam nessa função

 

Badminton

O Badminton é um jogo desportivo de raquetes, que pode ser praticado individualmente (masculinos ou femininos) ou em pares (masculino, feminino e pares mistos). Os jogadores utilizam raquetas para baterem um projéctil muito leve denominado volante, de um lado para o outro sobre a rede que divide o campo em duas áreas iguais. O objectivo do jogo é fazer tocar o volante no solo do campo do adversário (acção ofensiva), respeitando as regras de jogo e evitar que este caia no próprio campo (acção defensiva). No jogo, o praticante deve utilizar os vários tipos de batimentos , consoante o tipo de trajectória do volante e a oposição do adversário. A combinação dos batimentos deve ser feita de modo a colocar o adversário em dificuldades, colocando o volante em diferentes partes do campo, obrigando o adversário a deslocar-se e, consequentemente, a criar desequilíbrios. O jogo realiza-se num campo rectangular, dividido ao meio por uma rede suspensa em dois postes colocados sobre as linhas laterais e duas partir do solo. A área de serviço, no jogo de singulares, é mais estreita (13,40m x 5,18m), enquanto a área de serviço de pares é mais larga e mais curta (13,40m x 6,10m).

Historia:

Esta modalidade desportiva cujas origens estão perdidas no tempo, tem antepassados em três zonas distintas do globo: Europa, Asia e América do sul. Suspeita-se que ela tenha-se originado por volta do ano 3500 a.C., mas foi na índia que a modalidade tal como a conhecemos nasceu, com o nome ”Poona”. A partir de 1870,em Inglaterra, a modalidade foi renomeada para Badminton e desde daí a modalidade começou a crescer e a espalhar-se pelo globo. O badminton surgiu como modalidade de demonstração nos jogos olímpicos de 1972, mas já em 1988 este desporto foi jogado como modalidade de exibição. O comité olímpico reconheceu a magnitude da modalidade e integrou-a na fase competitiva a partir dos jogos olímpicos de Atlanta em 1996.

Duração: Sem limite. Jogo constituído por 3 sets

Juízes: 1 Árbitro principal, 1 juiz de serviço, 2 juízes de linha

Sistema de pontuação: Sets ate aos 21 pontos, com dois pontos de vantagem. Se a pontuação chegar aos 29-29, ganha o set o jogador/equipa que ganhar o ponto seguinte.

 

Futebol:

O futebol é o desporto colectivo mais praticado no mundo. É disputado num campo rectangular por duas equipas, de onze jogadores em cada lado que têm como objectivo colocar a bola dentro das balizas adversárias de modo a fazer golo evitando que marquem na própria baliza. O jogo é apenas jogado com o pé e não é permitido o uso das mãos, excepto pelo guarda-redes ou nos lançamentos laterais.

Dimensões: O terreno de jogo é um campo rectangular coberto de relva com dimensões a variar entre (120-90m) e (90-45m).

Duração do jogo: O jogo é disputado em duas partes constituídas por 45min com um intervalo de 15 min pelo meio.

Substituições: Durante um jogo apenas se pode realizar o máximo de 3 subsituações na equipa.

Juízes: O jogo possui um árbitro que tem a total autoridade e tem como ajuda dois assistentes que se situam sempre junto a linha lateral.

 

Futsal:

 Tal como no futebol, têm como objectivo colocar a bola na baliza adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando esse objectivo é alcançado, diz-se que foi marcado um golo, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O guarda-redes é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipa que marcar o maior número de golos. Ao contrario do futebol este jogo é realizado dentro de um recinto fechado, num campo sem relva e de dimensões menores.

Terreno de jogo: O terreno de jogo é um campo rectangular com dimensões a variar entre (25-15m) a (25-42m).

Duração do jogo: o jogo é disputado em duas partes constituídas por 20 min e divididas por um intervalo de 15 min.

Substituições: Pode se realizar um número ilimitado de substituições.

Faltas acumuladas: Uma equipa que fazer 5 faltas não poderá realizar mais faltas, pois se cometer 6 faltas será penalizado por um livre directo sem barreira que é executado na segunda marca de grande penalidade e isto acontece a cada 6 faltas.

 

 

Basquetebol

O basquetebol é um desporto colectivo que foi inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, de nos EUA. É jogado por duas equipas de 5 jogadores, que têm por objectivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades do campo. O jogo pode ser praticado dentro de um ginásio ou ao ar livre.

O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.

O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.

 

A competição é dirigida por:

Três árbitros  – têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.

Um marcador e o seu auxiliar  – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registam os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.

O cronometrista  – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo

Um operador de vinte e quatro segundos  – controlam os 24 segundos que cada equipe dispõe para a execução de uma jogada

 

Detalhes acerca do Basquetebol:

 

As equipas – Cada equipa  é composta por 5 jogadores e mais 7 suplentes.

Início do jogo  – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.

Duração do jogo  – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou fazer contacto na bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.

Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

Empate  – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.Exceptuando torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a partida por terminada.

 

Basebol

É um desporto praticado por duas equipas, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa.

O basebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários jogos olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos jogos olímpicos de Barcelona em 1992, sendo posteriormente removido em 2005.

História

Concluiu que Abner Doubleday inventou o jogo na cidade de Cooperstown  no estado de Nova Iorque, em 1839. Historiadores desportivos colocaram em dúvida essa decisão, relatando que na Inglatera de 1700 existia um jogo chamado rounders que funcionava com um conjunto regras em vários aspectos semelhantes às do Basebol, jogo este que

terá sido levado para os Estados Unidos pelos colonos ingleses, sendo aí praticado a partir de meados do século XVIII.

A 23 de Setembro de 1845, Alexander Cartwright, bombeiro de Nova Iorque, o verdadeiro "pai" do baseball moderno, funda o famoso Knickerbocker Base Ball Club of New York. Escreveu e desenvolveu as primeiras 20 regras, as Knickerbocker rules.

A 19 de Junho de 1846, foi jogada a primeira partida: Knickerbockers contra New York Nine. Os New York Nine venceram os Knickerbockers por 23 a 1. A partir daqui vai dar-se o crescimento do número de clubes, primeiro em redor de Nova Iorque, alargando-se às restantes cidades e estados do norte.

 

 

Desportos radicais:

Os desportos radicais, cada vez mais são mais conhecidos, mas também mais perigosos para a saúde de quem os pratica, se não tiverem os cuidados necessários.

Os desportos radicais são muito interessantes, pois são um modo de diversão, com muita adrenalina, o que faz esquecer os problemas e relaxar.

Cada vez mais jovens optam pelos desportos radicais. Quando falamos de jovens, não nos referimos a uma faixa etária específica, mas sim ao espírito de liberdade, à mente aberta, à experiencia de novas sensações, à superação dos limites do corpo humano, à aventura.

 

Asa -delta

A asa-delta consiste na deslocação e aterragem utilizando unicamente a força motriz das pernas do piloto. Para se deslocar necessita de um local elevado, com um bom desnível. Com o evoluir da técnica passou de um voo activo para um voo livre.

É um desporto em que o não cumprimento de certas normas pode ser fatal.

A asa delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da aeronave no ar.

História:

 A 1ª Asa- delta foi construída em 852d.C. Foi usado também pelo pioneiro da aviação Otto Liliental que se dedicava a construção de planadores. Posteriormente o americano Francis Rogallo que participou num programa pioneiro da NASA com o objectivo de criar um pára-quedas direccional, criou uma aeronave apoiada num triciclo. A seguir seguiram-se diversos recordes de distâncias percorridas com asas-deltas sem intervalo.

 

Equipamento da Asa Delta:

Consiste em algumas partes fundamentais que não devem pesar mais do que 15 kg: Asa delta, cinto de voos, pára-quedas de emergência e capacete.

Dicas para Asa Delta:

Primeiro é precioso ter um curso especializado com instrutores profissionais, Boa qualidade do equipamento é fundamental. Conhecer os ventos e ter paciência também são dicas importantes.

Onde Praticar Asa Delta:

-Asa Delta pode ser praticada de duas maneiras.

-A primeira é tradicional, na qual você salta de uma montanha que possua uma encosta.

-Mas os melhores locais para a pratica desta modalidade são as regiões de clima seco, onde o atleta poderá aproveitar melhor as massas de ar. As cidades junto ao litoral com montanhas a beira também são boas para praticar este desporto.

Quem pode praticar:

A asa delta requer aptidões físicas e intelectuais. É uma modalidade exigente, portanto não e qualquer pessoa que pode encarar um voo. O atleta tem que ter grande coragem e força de vontade e ter uma idade mínima de 14 anos. Por último o praticante tem que assumir várias responsabilidades e não poderá ultrapassar os limites.

 

Bodyboard

Consiste em apanhar as ondas deitado sobre uma prancha.

 Canoagem

Desporto praticado em canoas e caiaques, em mar, rios, lagos, águas calmas ou agitadas.

 Balonismo

É uma actividade que dá uma enorme sensação de liberdade e paz. É possível distinguir dois tipos de voo em balão: o voo cativo que consiste na subida e descida do balão é realizada na presença de um cabo de ligação, e o voo livre onde a orientação faz-se através do arremesso da lastra (normalmente são sacos de areia) ou então, aquecendo o ar contido no balão de maneira a faze-lo subir até á altura de uma corrente de ar que se desloque na direcção desejada.

O balonismo consiste em andar de balão, tem um fim recreativo e relaxante. Como sabemos controlar um balão não é muito fácil, só podemos manobrar durante a subida e descida. Não, nos é possível controlar a velocidade nem a direcção, ficamos dependentes do vento, aqui encontramos um grande desafio.

Slide

É uma técnica militar que consiste em unir um ponto superior a um ponto inferior, através de um cabo de aço pelo qual se desce com o auxílio de uma roldana. É uma descida rápida, onde o praticante desliza pelo cabo, utilizando como suporte algum material de escalada.

É um desporto que implica movimentos rápidos e transmite sensações fortes. É praticado em espaços amplos onde a liberdade total é uma constante.

Este exercício desenvolve a força psicológica e a capacidade de decisão. Aconselha-se a pratica da modalidade com roupa desportiva confortável de modo a conferir mais liberdade de movimentos.

Kite surf

É um desporto aquático de tracção. Uma asa de grandes dimensões puxa uma pessoa em cima da prancha com a força do vento.

É um desporto que se pode realizar com a imaginação de cada um, este desporto combina vários desportos como o windsurf, skate, surf e snowboard.

 Escalada

A escalada é um jogo mental e corporal em que se explora uma parede rochosa. É o ardente desejo de ir mais longe, subir ao alto, trepar e alcançar o inatingível. É um desafio pessoal. Escalar é um trabalho de equipa, na prática devemos de ter um acompanhante com formação específica e respeitar as normas de segurança, devemos de utilizar um equipamento adequado  á prática desta modalidade.

História

-Ao longo dos anos e de modo a ultrapassar vários obstáculos, a escalda foi desenvolvendo as mais variadas técnicas e estilos. Ela teve o seu inicio no anos 70 quando um senhor teve a ideia de pendurar pedras na sua parede de casa para no Inverno poder praticar. As paredes artificiais substituíam as rochas nos períodos mais frios. Em 1985 foi realizado em Itália o 1º campeonato do mundial desta modalidade. Em 1992 nas olimpíadas de Barcelona foi finalmente integrada como modalidade olímpica.

Tipos de Escalada:

-Escalada desportiva: Modalidade realizada em rochas e paredes artificiais com o objectivo de explorar as qualidades físicas, técnicas e psicológicas dos participantes.

-Escalada desportiva indoor: Escalada desportiva feita dentro de pavilhões.

-Escalada em Big Wall: Escalada feita em vários dias e normalmente praticada em grupo.

-Escalada solo : Faz-se sem cordas, arnês ou qualquer outro equipamento e tem poucos praticantes. É praticado apenas pelos mais experientes, pois um erro pode ser fatal.

Técnicas e modos de escalar:

A escalada é um desporto difícil e muito estratégico e tem como objectivo encontrar uma solução para chegar ao topo.

- Os instrumentos do jogador são as suas capacidades e características tais como a altura, a flexibilidade, a força e a inteligência.

-A estratégia usada é de adquirir as capacidades do praticante às dificuldades impostos pelo obstáculo.

 Parapente

É um desporto de grande calma e contemplação, que ao proporcionar horas de relaxamento por paisagens paradisíacas, faz-nos esquecer o stress quotidiano.

Para voar necessitamos de um desnível pois voa-se frequentemente nas falésias, junto ás praias e na montanha. Com o parapente aberto, basta-nos uma pequena corrida para nos lançarmos da ravina e assim iniciar-se o voo.

Para a prática deste desporto é necessário tirar um curso de formação.

É um aeroplano (aeronave mais pesada do que o ar ), que possui asas do tipo delta (asa-delta) e que não apresentam estrutura rígida (são insufláveis). Este aeroplano é usado para praticar uma modalidade conhecida por: Paragliding que é classificada como desporto radical. As condições necessárias para praticar este desporto dependem muito das condições meteorológicas.

História:

-Esta modalidade surgiu pela primeira vez em 1965 criada por um senhor chamado por Dave Barish quando teve a ideia de inventar um pára-quedas composto por várias células para este poder gerar um efeito semelhante a que ocorre numa asa. Com isto é possível atingir maiores níveis de sustentação do que num pára-quedas comum e assim percorrer maiores distancias horizontalmente.

Curiosidade:

Cross Country

-É uma das modalidades mais populares praticadas com o parapente e tem como objectivo voar uma certa distancia no menor espaço de tempo possível.

Acrobacia

- Modalidade extremamente radical que exige muita técnica da parte do piloto para ser realizado com segurança. Surgiu pela primeira vez em 2001 quando Raul Rodriguez inventou uma manobra em que o piloto gira de costas. A partir daí começaram a surgir campeonatos destinados a realização de manobras radicais com o parapente. Actualmente já existem cursos específicos para esta modalidade de modo que ela se torne mais fácil e segura de se praticar.

 Pára-quedismo

O pára-quedismo, a queda livre é a principal actividade, servindo os pára-quedas apenas para aterrar em segurança e o mais rápido possível.

Também temos o skysurf que consiste em saltar para o espaço com uma pequena prancha em forma de esqui, permitindo surfar no ar antes da abertura do pára-quedas.

 BTT

A bicicleta todo o terreno ou bicicleta de montanha é dotada de uma enorme versatilidade e robustez que nos permite explorar extensas regiões que a pé se tornavam penosas e de jipe inacessíveis.

Em termos de competição há dois tipos de provas: a cross country, circuitos fechados em forma de anel, em que se realizam várias voltas com subidas e descidas e varias partes técnicas e o downill a descida em montanha com trilhos rolantes de terra batida e técnicas irregulares que exigem grande pratica.

Desporto que surgiu pela 1ªvez nos EUA, criado por alguns amantes do ciclismo que tiveram a ideia de começar a construir bicicletas propícias para andar nos bosques e realizar algumas descidas radicais.

- Gary Fisher pode ser considerar como o pai do BTT e nome de uma marca de bicicletas criada por ele. Deixou de competir muito recentemente.

-A bicicleta BTT sofreu uma evolução muito rápida desde de quadro de aço reforçado até sistema de mudanças de 27 velocidades e com quadros de fibra de carbono extra-leves e resistentes.

 Paintball

Jogo ao ar livre, em campos de floresta ou urbanos, este jogo desenvolve o espírito d, a responsabilidade individual, a liderança e a tomada de decisão sobre pressão, exigindo reacções rápidas e pensamento estratégico.

Consiste na conquista do campo adversário, utilizando para efeito marcadores de tinta, armas que, com o auxílio de co2, disparam pequenas bolas de tinta solúvel em água e biodegradável. Quando um jogador é atingido por uma destas bolas de tinta, fica visivelmente marcado com o líquido, ficando eliminado até o próximo jogo.

Para manter a segurança é obrigatório o uso de uma mascara de protecção facial e disparar sempre a uma distância nunca inferior a 5 metros. O segredo consiste em delinear uma estratégia para vencer os adversários e conseguir uma perfeita sintonia entre os membros da sua equipa.

É um desporto radical que consiste num jogo onde 2 ou mais equipas competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário.

As pessoas optam por jogar em parques de aventura os quais juntam num mesmo espaço todas as condições para se poder fazer jogos de Paintball com toda a qualidade e segurança. São disponibilizados vários cenários diferentes para que os jogos sejam interessantes, bem como todo o equipamento necessário e também monitores com formação adequada para que possam auxiliar os jogadores em termos de segurança, arbitragem, apoio técnico e enquadramento dos jogos.

O jogador é eliminado quando a bola atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou equipamento que ele usa dentro do campo. Existem juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores vence a equipa que tiver eliminado mais jogadores adversários. Crianças até aos 11 anos não podem praticar este desporto.

No Paintball existem duas vertentes, o Paintball recreativo, virado para a diversão e convívio e o Paintball de competição. O Paintball recreativo destina-se ao público em geral, não precisando de nenhuma preparação física especial nem de equipamento específico.

Em Portugal o Paintball já existe desde os finais dos anos 80, sendo a localização desse campo em Sintra.

Neste desporto é muito importante o trabalho de equipa, rapidez de decisão, tácticas e estratégias, para se poder vencer o adversário ou simplesmente para se poder divertir.

Quando um jogador é atingido, o impacto da bola faz com que a sua cápsula abra, deixando sair a tinta que vai assim deixar uma marca no jogador.

Hidrospeed

Esta modalidade foi inventada por um americano, Robert Carlson, que nos anos 80 começou a descer os rios da Califórnia com uma prancha de Bodyboard, contudo, esta prancha afundava com frequência.

Este desporto pratica-se deitado de barriga para baixo em cima de uma prancha. Controlamos esta utilizando o próprio corpo, ajudando com barbatanas.

Este desporto requer uma grande preparação física, visto que é necessário um grande esforço para controlar a prancha, sobretudo com as pernas.

O objectivo deste desporto é seguir a corrente e escolher a melhor trajectória e sobretudo evitar os obstáculos.

Karting

É uma variante de automobilismo praticado com veículos simples, baixos e leves (70-150kg), dotados com motores 2 a 4 velocidades.

História:

-Esta modalidade teve o seu inicio nos EUA nos anos 50, quando pilotos de aviões tiveram o interesse de criar um deporto para os tempos de folga. Art Ingels, actualmente reconhecido internacionalmente como o pai do Karting. O Karting espalhou rapidamente a sua influência por todo o mundo sendo actualmente bastante reconhecido.

Curiosidade:

-Parakarting

É uma modalidade do karting dedicada a deficientes. Chegou a atingir dimensões internacionais, mas devido a dificuldades de realização não se realizou mais nenhum evento desta modalidade.

 Rappel

Uma modalidade radical praticada com ajuda de cordas e outros equipamentos destinados à descida de edifícios e paredões (muros). Baseia-se a partir das técnicas usadas no alpinismo, pois exige uma grande preocupação com a segurança, e por isso é acompanhada por especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis e a actividade tem que ser praticada essencialmente em grupo e qualquer praticante deve preocupar-se com o companheiro.

Tipos de Rappel:

-Rappel em positivo: Quando os pés têm contacto com a parede. Durante a descida são usadas as técnicas de Rappel em positivo.

-Rappel em negativo: Quando não há contacto directo dos pés com a parede. Neste caso usam-se as técnicas de Rappel em negativo que permite uma maior liberdade de movimentos.

Cuidados a ter no Rappel:

-Toda prática do Rappel é executada em grupo, e cada participante é responsável pela segurança do outro. As descidas têm que ter no mínimo 3 participantes:

-» O que aborda: É o responsável por colocar o praticante na corda, confere se o equipamento está correcto e dá orientações no que for preciso antes da descida.

-» O que desce: É o praticante em si, ou seja, é quem vai fazer a descida.

-» O que é responsável pela segurança: É a pessoa que vai estar lá em baixo, segurando a corda, estando atento a qualquer vacilo que o praticante possa dar. Deve ter a atenção total e é ele que pode fazer o bloqueio na corda antes de acontecer algum acidente.

História do Rappel:

Surgiu pela 1ª vez em 1786 quando dois alpinistas (Jaques Balmat e Doutor Blanc) queriam escalar o Mont Blanc. Mas só um século depois é que começou a surgir como desporto. O Rappel foi muito usado na 1ª guerra mundial, mas só atingiu o seu apogeu nos anos 70 graças a um alpinista designado por Reinhold Messner que com a ajuda do Rappel subiu com mais de 8000m de altitude. A técnica do Rappel já tinha sido inventada em 1879 por Jean Charlet –Strantor, mas actualmente a segurança deste desporto é bem mais elevada, sendo praticada de diferentes maneiras: como escalada livre ou como escalada desportiva. A escalada desportiva e praticada tanto dentro como fora de um recinto próprio.

 

Squash

O squash é um desporto praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores numa quadra fechada por quatro paredes, sendo a traseira de vidro. Nas competições de profissionais as quatro paredes são de vidro e a bola é branca. Quando a bola atinge a parede é esmagada. O que originou o nome do desporto.

História

Foi na Inglaterra no século XIX o provável surgimento deste desporto. Na famosa Fleet Prison em Londres alguns presos praticavam uma variante do ténis, rebatendo com raquete a bola contra a parede. 

Skate

O skate e um desporto que foi inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e o obstáculo equilibrando-se numa prancha com 4 rodas. Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade.

O skate é considerado um desporto radical, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

Street Style

No skate de rua os praticantes utilizam a arquitectura da cidade, por exemplo, bancos, escadas e corrimãos e a calçada como obstáculos para executar suas manobras e se expressar.

O modo street é um dos modos mais perigosos porém considerado o melhor para os skaters, consiste em saltar escadas com mais de 20 degraus, estilo street é também a modalidade preferida de diversos grupos de skaters.

Freestyle

Modalidade onde o skater apresenta várias manobras em sequência, geralmente no chão. O Freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate. Onde os skaters dão manobras de chão, sequenciando-as.

Vertical

Half-Pipe

A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas. A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira.

Pool Riding

É praticado em piscinas vazias de fundo de quintal, que com suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate.

Big Air

Modalidade criada por Danny Way, outra que foi adaptada e actualmente é a principal competição do X-Games. Colocando modalidades que também reflectem parte do que os skaters querem mostrar ao mundo, como o fim da disputas do "skate park" e mostrar disputas de "street skate", em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os skaters de rua fazem.

 

Downhill

Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Uma modalidade do ciclismo de montanha, nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70. Em Portugal a modalidade teve a sua origem em Porto de Mos.

Prática

Os desportistas desta modalidade usam várias protecções pois as quedas em downill não são pequenas e podem magoar-se facilmente. Usam capacete com protecção para o queixo e pescoço, caneleiras próprias da modalidade, joelheiras, muitas vezes em conjunto com as caneleiras, cotoveleiras e protecções do peito e costas.

Usar óculos de protecção pois podem saltar pedras para a cara ou, com a velocidade de descida, os olhos começarem a lacrimejar devido ao vento que bate de frente e com força e isso afectaria a velocidade de reacção visto que teriam uma visão reduzida devido às lágrimas

                                                 Acção de Socorrismo

Na nossa opinião esta acção de socorrismo foi muito enriquecedora para toda a turma, mesmo para a docente. Em suma todos ficamos a conhecer o que devemos fazer em cada situação de socorro. Aqui encontram-se aprendizagens obtidas ao longo da acção de socorrismo.

Primeiros Socorros:

O sistema integrado de emergência média (S.I.E.M). O INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) é o organismo que coordena, desenvolve e assegura o bom funcionamento o SIEM.

Existem vários intervenientes quando, é preciso socorrer, inicialmente o publico, depois operadores de central; agentes de autoridade; Bombeiros; CVP; tripulantes de ambulância; médicos e enfermeiros, e por fim, Hospital.

O SIEM         tem várias fases desde detecção, alerta, pré-socorro, socorro, transporte e tratamento. Os objectivos do SIEM é garantir uma chegada rápida ao local; estabilizar a vítima; transporte adequado, tratamento hospitalar e garantir às vítimas de doença súbita a correcta prestação de cuidados de saúde.

Quando ligamos para o 112 devemos de estar preparados para responder a “AONDE?”, “O QUÊ?” E “QUEM?”. Quando ligamos para o 112, temos que especificar a nossa localização, deixar o número de telefone, dizer o que aconteceu, referindo o número de vítimas, condição em que se encontram, o que já foi feito e devemos ser os últimos a desligar.

O 112 entra em contacto com a central de emergência PSP, esta contacta a PSP/GNR; O CODU, Postos de INEM, Bombeiros e Cruz vermelha. O CODU também pode entrar em contacto com estes últimos.

O CODU é o centro de orientação de doentes urgentes, estes atendem e fazem uma triagem e aconselham, depois contactam os meios, seguindo-se o acompanhamento de meios no local e por fim a preparação e recepção hospitalar.

As causas mais frequentes do bloqueio  das vias aéreas são anatómicas (queda da língua); mecânica (corpo estranho) e patologia (edemas e inflamações).

Desmaio ou lipotimia é o deficiente aporte de oxigénio ao cérebro, perdendo a vítima o conhecimento de forma progressiva, chegando à inconsciência.

Desobstrução da via aérea – os sintomas de obstru ção parcial é quando a vítima respira, tosse e fala; dificuldade ventilatória, cianose; estridor, a vítima deve tossir.

Desobstrução da via aérea_ obstrução total a vítima não respira, não tosse nem fala.

Modo de actuar: 5 pancadas interescolares;  5 compressões abdominais. Em obesos e grávidas devemos substituir por compressões toráxicas.

Como sabemos a pele é o órgão mais extenso do corpo humano, sendo constituída por várias camadas de células. Tem a capacidade de remover totalmente as suas células.

Esta tem várias funções, tais como: protecção mecânica; função sensitiva; regulação térmica; função excretora; função respiratória e de absorção e é a barreira às infecções. A pele é constituída pela epiderme; derme e hipoderme.

As queimaduras podem afectar vários tecidos da pele com vários graus de intensidade.

Os primeiros socorros em queimaduras de primeiro grau é arrefecer o local até desaparecer dor e aplicar creme hidratante. Em queimaduras de segundo grau arrefecimento local, colocar um penso húmido ou gordo e cobrir. Em terceiro grau colocar penso húmido e cobrir.

Escoriações/feridas

Em feridas simples devemos lavar a ferida com água corrente, ou soro fisiológico e sabão neutro; depois utilizar compressas esterilizadas ou pano limpo sem pêlos, devemos desinfectar com soluções aquosas germicidas não corantes.

Entorse - é uma ruptura de ligamentos que forçam a articulação provocada por um repuxamento violento ou movimentação forçada a esse nível. Devemos aplicar gelo, elevar a zona, usar ligadura e compressa e manter repouso.

Luxação perda e contacto entre as superfícies articulares por deslocação dos ossos que compõem a articulação; devemos imobilizar sem reduzir e dirigirmo-nos ao hospital.

Cãibra - contracção sustentada involuntária e dolorosa de um conjunto muscular provocada por fadiga muscular ou suores abundantes, devemos distender os músculos; massagem suave e aplicação de calor.

Distensão – ruptura das fibras que compõem os  músculos, resultante de um esforço para além da resistência muscular, devemos aplicar pensos frios, repousar e imobilizar a zona e dirigirmo-nos ao hospital.

 

 

 

 

Informações Universitárias:

Fisioterapia LIC:  

Pré-Requisitos

Tipo:
Grupo A - Comunicação interpessoal

Universidade de Aveiro/169,0/BG e FQ/V 22

Universidade Atlântica - Escola Superior de Saúde Atlântica/ /BG,FQ,MAT/V 50

Universidade Fernando Pessoa - Escola Superior de Saúde/ /BG,FQ/V 75

Instituto Politécnico do Porto /173,9;  172,1/ BG, FQ, Mat/ V 60

Instituto Politécnico de Lisboa/172,0; 167,5/BG e FQ ou BG e MAt/ V 35

Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias /158,5;152,6/ BG,FQ/V 26

Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra/172,5; 170,8/ BG, FQ,MaT/V 30

Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Saúde de Leiria/159,2; 154,6 /BG, FQ/V 35

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa / 172,0; 167,5/ BG,FQ,MAT/V 35

Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto/ 173,9; 172,1/BG,MAT,FQ/V 60

Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde/ 160,8; 157,8 /BG,MAT,FQ/V 40

Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave/ /BG,FQ,MAT/V 60

Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa/BG,FQ,MAT/ V 60

Instituto Superior de Saúde do Alto Ave/ /BG,FQ,PT/ V 70

 

Escola Superior de Saúde do Alcoitão/ / BG,FQ,PT/V 50

Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa / /BG,FQ/V 80

Escola Superior de Saúde Egas Moniz/ /BG,FQ,MAT/V 50

Escola Superior de Saúde Jean Piaget - Algarve/ /BG,FQ,PT/V 100

Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia/ /BG,FQ,PT/ V 70

Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu/ /BG,FQ,PT/ V 100

Escola Superior de Saúde Jean Piaget/Nordeste/ /BG,FQ,PT/ V 50

 

Ciências do Desporto LIC :

-Universidade da Beira Interior-132,9 ; 130,9/BG,ECON,MAT/V 60

-Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física/142,4 ; 142,3/BG,MAT,PT/ PRE-REQUISITOS-
Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva/ V 80

-Universidade do Porto - Faculdade de Desporto/ 155,5 ;164,9/BG,MAT,PT/Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva/ V 110

-Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana/149,0 ; 150,8/BG,MAT/ Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva /109

-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/147,6 ; 140,8/BG,FQ,PT/ 45

-Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação/145,3 ;152,9/Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva/20

 

Desporto e Actividade Física LIC:
Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação de Castelo Branco/123,7; 127,1/Mat. Apl. Ciências Soc./PT,GEO/Grupo E - Aptidão funcional e física/V 35

Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação de Viseu/138,1; 150,2/BG,MAT,PT/ V 35

Desporto e Bem-Estar LIC:

Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ 134,2; 131,3/BG,MAT,PT/V 25

Desporto e Bem-Estar (regime pós-laboral)LIC:

Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/125,5; 130,2/BG,MAT,PT/V 25

Desporto e Lazer LIC:

Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra/ 135,4; 138,3/FQ,MAT,BG/ Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva/V 30

Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Educação/ 135,5; 139,0/BG,GEO,PT/V 30

Condição Física e Saúde no Desporto LIC:

Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior/138,6 ; 138,3/Mat. Apl. Ciências Soc.,BG,PT/V 40

Desporto de Natureza e Turismo Activo LIC:

Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior/130,6; 124,8/Mat. Apl. Ciências Soc./BG,GEO/ V 25

Psicologia do Desporto e Exercício LIC:

Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior/132,5; 139,1/BG, Mat. Apl. Ciências Soc.,PT/V 27

DESPORTO LIC:
Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Educação/130,7; 131,8/BG,MAT,PT/V 30

Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação de Bragança/127,2; 133,5/BG,GEO,PT/V 50

Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto/126,0; 130,2/BG,MAT,PT/V 60

Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação/126,6 ; 130,3/BG,ECON,GEO/Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva/V 25

Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação de Faro/136,8; 140,3/ Mat. Apl. Ciências Soc./BG/MAT/V 25

Educação Física e Desporto  LIC :

Universidade de Évora/116,6, 121,4/ BG/ Pré-Requisitos-
Grupo E - Aptidão funcional e física/V 31

Universidade da Madeira/143,0, 135,5/BG,MAT,PT/Pré-Requisitos-
Grupo E - Aptidão funcional e física/V 22

Instituto Superior D. Afonso III/50 V/BG,HIST,PT

Instituto Superior da Maia/ BG,PT, Mat. Apl. Ciências Soc./Pré-Requisitos-
Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva/V 220

Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes/ BG,PT, Mat. Apl. Ciências Soc/V 80/ Pré-Requisitos-
Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/V 200/BG,MAT,PT/ Pré-Requisitos-
Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva

Escola Superior de Educação de Fafe/BG,MAT,PT/V 60

Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo/V 70/BG,FQ,PT/

Instituto Superior de Ciências Educativas/V 70/ Mat. Apl. Ciências Soc.,BG,PT

Educação Física e Desporto Escolar LIC

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/137,8; 138,1/V 50/BG,FQ,PT

Educação Física, Desporto e Lazer LIC

Escola Superior de Educação de Torres Novas/V 15/BG,MAT,PT /Pré-Requisitos-
Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva/

 

Educação Física, Saúde e Desporto LIC

Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte/BG,MAT,PT/V 30/ Pré-Requisitos-
Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva/

Gestão do Desporto LIC:

Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana/ 141,8; 138,7/ Mat. Apl. Ciências Soc, ECON/ Pré-Requisitos-Grupo E - Aptidão funcional e física/ V 30

Instituto Superior da Maia/ Mat. Apl. Ciências Soc,PT,ECON/V 80

Gestão das Organizações Desportivas LIC:

Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior/ 126,6; 133,9/ Mat. Apl. Ciências Soc,BG,PT/V 27

Universidade Lusíada/ Mat. Apl. Ciências Soc,BG, ECON/V 40/

Treino Desportivo LIC:

Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior/ 122,9; 120,7/V 50/ Mat. Apl. Ciências Soc,BG,PT

Ciências da Saúde LIC:

Universidade de Lisboa / 157,3; 155,3/ BG,FQ/Pré-Requisitos
Grupo B - Comunicação interpessoal

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz /BG,FQ,PT/ Pré-Requisitos

Grupo A - Comunicação interpessoal /V 40

Legenda:

Lic-------------Licenciatura

V--------------Vagas

Mat,BG; FQ, PT(etc.)-------Disciplinas especificas

Nota de entrada no curso: Ex/126,6;133,9/--/(nota 1ª fase; nota 2ª fase)


 

Importância do desporto na saúde:

A prática de desporto é uma actividade saudável para o corpo e mente em todas as idades.

Por exemplo, numa criança quanto maior a variedade de movimentos que experimentar, melhor será o domínio e o conhecimento que ela terá do seu corpo. É como se ele fosse uma espécie de inteligência motora, que facilita a aprendizagem de qualquer actividade corporal, não apenas desportiva, mas também de actividades da vida diária, nos estudos e futuras actividades profissionais.

Os desportos são essenciais na infância, pois ajudam no crescimento físico, no amadurecimento emocional, na formação moral e no desenvolvimento da inteligência. Este ainda é importante na formação da personalidade, já que a pratica faz com que a criança aprenda a valorizar-se a si mesma, descobrindo as suas potencialidades e talentos.

O nosso estilo de vida está se a tornar cada vez mais sedentário devido ao crescente uso de tecnologia da vida quotidiana, o que esta a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades em todo o mundo.

A Organização mundial de saúde -OMS-reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física e mental dos indivíduos. Aponta para a necessidade de políticas e programas que tem em conta as diferentes necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades. O objectivo é de integrar a actividade física ao dia-a-dia de todas as faixas etárias, de ambos os sexos incluindo deficientes em todos os sectores sociais especialmente em escolas nos locais de trabalho e nas comunidades.

Existe uma relação intrínseca entre saúde e desporto, sendo assim é preciso ter um conta que o nosso corpo esta programado para ser exercitado e não para ficar em inactividade.

-» Benefícios da actividade física para o organismo:

Actividade física realizada na maioria dos dias da semana pode trazer inúmeras vantagens:

-Reduz o risco de morte prematura

-Reduz o risco de morte por doença cardíaca

- Reduz o risco de desenvolvimento de diabetes.

-Reduz o risco de desenvolvimento de hipertensões nas pessoas que já a possuem.

-Reduz o sentimento de depressão e ansiedade

-Auxilia o controle de peso

-Ajuda a construir e manter os ossos, músculos e articulações saudáveis

-Reduz o risco de desenvolvimento de cancro do cólon

-Promove o bem-estar psicológico

-» Como se deve praticar exercício físico

-Só se deve praticar exercício sob a orientação de alguém (mais aconselhável)

-Realizá-los com regularidade

-Transformar o exercício numa fonte de lazer

-Fazer os alongamentos e o devido aquecimento antes de praticar qualquer exercício físico

-Exercitar-se ate se sentir “agradavelmente cansado”

-Não querer fazer tudo de uma so vez

-Promover o exercício físico mais adequado as características do seu corpo

-Praticar exercícios que requerem movimentos fáceis e envolvem todos os grupos musculares.

-Evitar competir com os outros e principalmente consigo mesmo

-Se nunca foi adepto de ginástica ou de qualquer um desporto, o preferível é caminhar

A caminhada é um bom exercício físico para quem nunca praticar muito desporto ou não gosta de praticar nenhum exercício físico em particular. É um bom método para aliviar as tensões, traz prazer e bem-estar. Fortalece músculos e coração.

-Quais os benefícios que podemos colher da actividade física em particular?

- Ajuda a pessoa a ser mais produtiva no trabalho

-Aumenta a capacidade para trabalhos que exigem esforço físico

-Dá mais disposições para outras actividades

-Aumenta a força muscular

Ajuda o coração e pulmões a trabalharem mais eficazmente e fortalece os músculos

-Traz maior flexibilidade

-Ajuda na diminuição do stress

-Melhora a auto-imagem

-Ajuda a relaxar, sentir menos tensão e ajuda a controlar sintomas depressivos e ansiosos.

-Aumenta a resistência física e diminui a fadiga

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode